Video...
Página Inicial
Quem Somos
Liderança
Artigos
MP3 Retiros
Retiros Espirituais
MP3 Encontros
Jornada de Formação
Mentoria de Pastores
Grupos de Formação
Encontros de Formação
Loja Virtual
Fale Conosco


Cadastre-se e fique atualizado:
 
 

Perfil: Saul


Sem disposição de esperar
Texto bíblico selecionado: 1Samuel 9-31

João Calvino afirmou: "A fonte mais certa de destruição do homem é obedecer a si mesmo." Suas palavras resumem adequadamente a vida do primeiro rei de Israel, Saul. Os israelitas mostraram sua falta de fé em Deus ao pedir um rei e, por sua vez, tiveram um governador que várias vezes preferiu obedecer às próprias inclinações, e não a Deus.

Não muito tempo depois de se tornar rei, Saul teve medo quando os filisteus começaram a pressionar e o juiz e profeta Samuel não apareceu, conforme prometido, para oferecer um sacrifício (1Sm 13.8). Em vez de esperar e confi ar na provisão de Deus, Saul viu a deserção gradual de seu exército e fi cou impaciente. Contra a lei de Deus, ele mesmo ofereceu o sacrifício (13.9). Assim que Saul terminou de oferecê-lo, Samuel chegou e o repreendeu por seu pecado. Agora, o reino de Saul estava fadado ao fracasso (13.14).

Em seguida, Saul conduziu seu exército à vitória contra os amalequitas, mas não os destruiu completamente, como Deus havia ordenado. Poupou o rei e o melhor dos rebanhos (15.9); em seguida, ergueu um monumento em homenagem a si mesmo. Tentando justificar sua desobediência, Saul alegou que queria oferecer os animais em sacrifício a Deus. Contudo, Samuel se indignou: "A obediência é melhor do que o sacrifício" (15.22). Samuel anunciou que o governo de Saul havia chegado ao fi m: "O SENHOR rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você" (15.28).

O pecado de Saul acabou com seu futuro como rei não porque ele não podia ser perdoado, mas porque ele não percebia como precisava desesperadamente de perdão. Em A renovação do coração, Dallas Willard explica: "Sem percebermos nossa completa ruína e sem revermos e redirecionarmos genuinamente nossa vida [...] não é possível encontrar nenhum caminho puro para a transformação interior. É psicológica e espiritualmente impossível." Saul precisava ver seu grande pecado e sofrer por esse pecado diante de Deus.

Calvino ainda explica: "Pois assim como a fonte mais certa de destruição do homem é obedecer a si mesmo, o único refúgio onde ele encontra segurança é não ter nenhuma outra vontade, nenhuma outra sabedoria, que não seja seguir o Senhor na direção que ele conduzir. Que esse seja, então, nosso primeiro passo: renunciar a nós mesmos e dedicar toda a energia de nossa mente ao serviço de Deus." Saul duvidou de Deus até seu último dia. Enquanto os fi listeus estavam à espreita para atacar os israelitas, Saul clamou a Deus, mas não teve resposta. Desesperado para ouvir a voz de Deus, ele novamente resolveu cuidar de suas necessidades com as próprias mãos e, disfarçado, foi consultar uma médium, à procura da direção de Samuel, já falecido: ?Te chamei para me dizeres o que fazer? (28.15). Samuel reagiu com ira e frustração ao ver que Saul teimosamente continuava a desobedecer. Agora, Samuel pronunciou que não só Saul, mas o exército de Israel, cairia nas mãos dos fi listeus (28.19). No fim, a falta de confiança de Saul em Deus causou sua própria destruição e também a morte daqueles que estavam sob seus cuidados. As ações de Saul nos obrigam a perguntar: quando optamos por obedecer a nós mesmos, quem mais estamos levando à destruição?

Reflexão pessoal


Na cultura moderna de hoje, a maioria das pessoas está acostumada a cuidar de si e suprir as próprias necessidades. Quando Saul ofereceu ele mesmo o sacrifício em
Gilgal, não pensou na ordem de Deus para que esperasse nem no poder de Deus para libertar. Quando foi que Deus mandou você esperar pela libertação que ele proporcionaria sem procurar suas próprias soluções?


Saul desobedeceu ao poupar o rei amalequita e os rebanhos. Depois, tentou justificar sua desobediência perante Deus. Ele continuou a sentir depressão, ciúme e ataques de raiva. Quando aconteceu de sua desobediência e a tentativa de justifi car alguma atitude liberar uma maré de emoções destrutivas dentro de você?


  Copyright ©2008 Renovaré